Sobre nós

Antônio do Pinhal

Construtor e mestre de obras por profissão, Antônio do Pinhal nasceu em 21 de setembro de 1887 e faleceu em 11 de junho de 1966, após ter criado 11 filhos, três dos quais adotivo.

Participou de várias obras na cidade de Mogi das Cruzes entre elas:  O prédio da Escola Cel. Almeida, o antigo Cine Parque, Igreja da Yayá (hoje demolida), Igreja de São Sebastião, Igreja de Taiaçupeba, Vargem Grandes e outras.

Cidadão consciente de seus deveres e obrigações, chefe de família enérgico, mas de bom coração sendo que sempre defendeu a união da família, esse “elo fraternal” até hoje existe e se renova no seio de seus familiares.

Ele é homenageado, pois o CECAP – Centro Cultural Antônio do Pinhal acontece no Casarão Colonial em que ele viveu com a família.

Com aproximadamente 160 anos, o casarão que abrigou a família Pinhal desde dos anos 40, é uma construção com uma arquitetura colonial, sendo suas paredes externas de “taipa de pilão”, com 0,50m de espessura e as internas eram
de “taipa de supapo”, ou “pau a pique“, onde era feito uma malha de bambu e completado com barro.

O casarão faz parte de um conjunto de casas, sendo que de sua sacada é que percebemos porque a Rua chama Boa Vista, onde pela Rua Capitão Paulino Freire era a antiga estrada do Rio Grande.
Adquirido pelos netos: Paulo Pinhal e Roberto Pinhal, foi restaurado em 2006, e passou a ser um ponto de encontro dos familiares e de cultura da região. A Secretaria da Cultura da cidade de Mogi das Cruzes, reconhece como um ” Território Cultural ” da cidade por suas atividades.

Conheça a história do Brasão da Familia

1. As torres em cima e o polígono arredondado representam a casa (Fortaleza) que protege a família cujo o nome é Pinhal;
2. Na elipse temos as representações do muro que é a profissão do Antônio do Pinhal e acima temos os Pinheiros que dão origem ao sobrenome Pinhal;
3. As duas estrelas no centro representam o casal Antônio e Adelaide que dão origem a família;
4, As estrelas do lado esquerdo representam as filhas: Aparecida, Lídia, Maria e Cecilia;
5. As estrelas do lado direito representam os filhos: João, Benedito, Adelino e Rubens;
6. A estrela maior no centro representa o filho Jaime que morreu criança;
7. O pássaro é o Inhambu, o preferido de Antônio do Pinhal;
8. As estrelas que estão fora da elipse são os filhos de criação: Inocêncio, João e Pedro;
9. A frase em latim “Faber est suae quisque fortunae” é como uma mensagem para a família que significa :
Cada um é o arquiteto de sua própria sorte”.

O Sucesso depende apenas de nós mesmos.