Turismo em Mogi das Cruzes.


Turismo em Mogi das Cruzes


No editorial de domingo, dia 17 de setembro de “O Diário” fala sobre a manutenção de Mogi das Cruzes e demais cidades da Região no Mapa do Turismo 2017, elaborado pelo Ministério do Turismo, e que nossa cidade tem a melhor avaliação na região.


Nós mogianos não sentimos que esta avaliação é correta, uma vez que não estamos percebendo ações por parte da Administração Municipal que levem a merecer tal colocação.


Quem vem de fora, tem dificuldade em descobrir os encantos e as belezas de nossa cidade e entender um pouco da nossa história de mais de 400 anos, pois não temos Centros de Informações Turísticas espalhados pela cidade e a ausência de uma Politica Turística, mesmo com o Plano Diretor Turístico, oferecido pelo Curso de Turismo da Escola e Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), não se vê progresso neste setor.


Dizer também que a culpa é só da Administração é leviano, pois a maioria dos cidadãos da cidade não conhecem seus pontos turísticos e para ajudar, quando a Prefeitura oferece o Turismo para Mogianos, que é um projeto fantástico, mesmo com preços populares, não existem adesões. A responsabilidade é de todos nós.


As Secretárias de Educação e Cultura em parceria com a Coordenadoria de Turismo deveriam fazer um trabalho com as nossas crianças nas escolas, mostrando para elas as nossas riquezas. Já seria um começo. A outra proposta é transformar a Coordenadoria de Turismo em Secretaria de Turismo para dar maior autonomia.


As Universidades e Escolas Particulares também devem participar deste processo, pois são formadores de opiniões. Se todos nós conhecermos o nosso território, além de valoriza-lo, também podemos apresentar para os que aqui visitam e com orgulho.


Se todos nós mogianos nos unirmos, tenho certeza que teremos ações positivas para o Turismo. Podemos começar por exemplo, pelo o nosso Centro da cidade com seus os espaços culturais, e de patrimônio históricos abertos aos domingos e feriados, proporcionando para a área central uma movimentação de pedestres e comércios.


Ai sim todos nós poderemos dizer “Viva o Centro” e seja bem vindo turista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *